domingo, 27 de março de 2011

Olá, eu sou uma vaca jérsey.

Deve ter sido praga de algum vegano dos infernos, mas o guri tem intolerância à proteína do leite de vaca. Ou seja, EU não posso mais tomar leite nem comer nenhum dos derivados. Nenhum, por que a coisa não é quantitativa; é qualitativa.

***

E com 28 dias o guri passou a usar fraldas tamanho M. Nunca usou tamanho RN, nem pra fralda nem pra roupa. Menos de um mês de vida e já está no tamanho MÉDIO!!! Vocês tão me acompanhando?

***

Jato de xixi já levei vários, nem sei a conta. Hoje veio o primeiro jato áereo de cocô. Sabem aqueles que sai direto pra frente num espiro do qual não há escapatória?! Modelo super sônico. Camisola, braço, perna e chinelo cagados. Às três da matina.

***

O pediátra comunicou que se o Franco estivesse engordando 20gr por dia ele estaria muito contente. A mãe arregalou ou olhos imaginando que o filho estava com algo errado. O doutor abaixou a cabeça, anotou alguma coisa na fichinha e depois, levando a cabeça novamente, declarou: - Ele está ganhando em média 70gr por dia. É o teu leite, mãe.

Dormir na cama da vovó é mais legal!

***

O bichinho, além da intolerância à proteína do leite de vaca, está com refluxo. Mama se contorcendo e chorando. Depois das mamadas tem sessão de soluço, mais contorções e choradeira. As vezes não me controlo e choro junto. Faria qualquer coisa para estar no lugar dele nessas horas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

O PIOR DA CATEGORIA

Não cometam a idiotice de comprar pela internet no Ponto Frio! Tem lojas que a coisa funciona que é uma beleza, tipo essa. E tem outras, como o Ponto Frio, que além do prazo de entrega não ser cumprido (comprei um refrigerador dia 10, que era para ser entregue dia 15 e até hopje nada), o atendimento é apenas por telefone, cada ligação leva em média 20 minutos até se conseguir falar com a atendente, não existe ouvidoria e as atendentes nada podem fazer, salvo encaminhar para o setor competente que, evidentemente, NÃO DÁ RETORNO e NÃO CUMPRE COM O QUE PROMETEU. Vou contar pra vocês, propaganda enganosa é pouco!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Estamos na praia (passeando nas casas da bisa, da vovoh e da tia Bebel) desde quinta-feira. Acho que voltaremos pra casa na semana que vem, por que a minha mãe se acostumou com essa coisa de ter ajuda comigo e em casa somos soh nos dois, pois a minha dinda tem que apresentar a dissertação do mestrado e o meu dindo tem uma prova bem complicada. São dois imprestaveis. A tia Clau faz todas as minhas vontades e a minha mãe briga.

****

Eu ja tenho mais de 5kg e sou muito comilão, mas agora (a minha mãe acha que eh por que eu estou mais velho e grandão e sabendo das coisas da vida) eu durmo quase a noite inteira (acordo umas três vezes, mas consigo dormir mais depressa).

****

Ficamos bem felizes em saber que a tia Marisa vai nos dar um amiguinho!!! Minha mãe disse que as mães que amam sabem. Acho que sabem mesmo por que ela tinha escutado eu chorar soh uma vez, na sala de parto, e reconheceu o meu choro na maternidade duas vezes, sem ver que era eu.

****

Como vocês podem notar, esse computador da minha voh eh do tempo do êpa e a minha mãe não se acertou com ele, mas se eu deixar ela vem aqui falar contar pra vocês que eu fiz um monte de cocô, pior do que a tia Renata!!!

Franco, dorminhoco.

sexta-feira, 18 de março de 2011

O mais importante do bordado é o avesso.

Tenho ouvido e lido muito sobre o agora polêmico blog que a cantora Maria Bethânia pretende lançar, e para o qual conseguiu apoio do Governo Federal. A maior parte do que ouvi era de coisas sem nenhum fundamento, algumas pra lá do absurdo. Li inclusive que apoiar essa idéia é o mesmo que apoiar o atropelador de bicicletas (juro!).
A polêmica começou na última quarta-feira, quando o Ministério da Cultura divulgou autorização dada à artista para a captação de 1,3 milhão de reais junto à iniciativa privada, com benefício fiscal concedido pela lei Rouanet. Uma revolta tomou conta da internet quase que instantaneamente. A grande maioria achando isso o maior absurdo do mundo. Como não li nenhum argumento que me convencesse do contrário, e no intuito de contribuir com o debate, resolvi tecer alguns comentários sobre o assunto.
A Constituição Federal garante a todos o acesso à cultura. Significa dizer que o Estado não deve apenas proteger a liberdade de qualquer manifestação cultural, mas deve promovê-la e incentivá-la. Esse direito, garantido a todos, é um dever do Estado. No orçamento anualmente aprovado pelo Legislativo, todas as pastas, como saúde, educação, segurança etc., recebem um valor que deve ser aplicado em sua respectiva área. Isso põe por terra o primeiro argumento da grande maioria. Sim, talvez essa verba fosse mais importante para dar comida a quem tem fome ou construir uma nova escola. Mas no momento em que ela é destinada à cultura, e não à outra área, é ali que ela deve ser utilizada. Não é possível sua utilização em nenhuma outra coisa que não cultura. O administrador que fizer isso comete Crime de Responsabilidade, perde o cargo e pode responder civil e criminalmente. O que o governante pode fazer é escolher, dentro da área cultural, quais atividades vai promover. Os milhões de reais que o Ministério possui devem ser divididos apoiando cinema, teatro, música, dança, literatura etc.
Em relação a esse projeto especificamente, alguns esclarecimentos devem ser feitos. Muita gente parece ter lido apenas a manchete da notícia pra já sair criticando. Essa verba de mais de um milhão de reais não é para fazer um blog simplesmente. Nela está inclusa a produção de 365 vídeos, em que a cantora recitará poesias, que serão diariamente postados. Os vídeos terão direção de Andrucha Waddington. Conhecendo o trabalho dos dois, facilmente presume-se que não serão vídeos em que Bethânia estará sentada numa cadeira, num fundo infinito, declamando poemas. Isso não teria sentido. Serão vídeos artísticos, que contarão visualmente os poemas. Isso importa o trabalho por trás deles não apenas da cantora e do diretor, mas também de atores, roteirista, figurinista, maquiador, produtor, cabeleireiro, editor, cinegrafista, iluminador, contra-regra, assistentes, músicos. Somam-se a isso gastos com desenvolvimento do site e sua hospedagem, mais o trabalho de atualização diária. E não se pode esquecer dos direitos autorais que devem ser pagos a todos os autores que terão seus textos utilizados. Tenho certeza que esse trabalho, pela proporção e complexidade que tem, custou muito mais caro. A autorização para captar patrocínio é apenas para uma parte do custo.
Alguns, reconhecendo o valor artístico do projeto, questionaram apenas o valor do cachê da artista, que representa R$ 600 mil. Entendo que isso deve ser analisado sob duas perspectivas. A primeira é em relação ao tempo de trabalho. Não cabe pensar que Bethânia pegará um livro de poesias na prateleira e sairá recitando aos quatro ventos. Muito menos digitará no Google “poemas famosos” e terá uma lista pronta para utilizar. Há uma primeira fase nesse processo que é de pesquisa, onde serão lidos centenas de textos de inúmeros artistas, para chegar na seleção dos 365 mais adequados, não só pela relevância poética, mas para caberem nos 60 segundos que cada vídeo terá. Essa etapa levará semanas. Em um segundo momento, serão roteirizados e gravados. Trabalho que igualmente não é feito em uma tarde. Arrisco dizer que serão meses de trabalho. Meses em que a artista não estará gravando discos nem fazendo shows particulares. Apenas a título de ilustração, esse valor é o mesmo cobrado pelo cantor Roberto Carlos para fazer um show (quando não há participação nos lucros). Ivete Sangalo cobra a metade, são 300 mil reais por show. Inteligentemente, me parece, o dinheiro nesse caso foi utilizado para patrocinar uma atividade cultural bem menos efêmera que uma ou duas noites de show gratuito para o público. Sim, ele poderia ter sido aplicado em outros trabalhos de artistas não conhecidos. E grande parte do restante da verba do Ministério da Cultura foi destinada a isso. Quando uma empresa privada contrata um artista para estrelar sua campanha, está pagando não apenas a execução do trabalho em si, mas o valor agregado e a visibilidade que isso significa. Se eu ou você fossemos recitar poemas talvez ninguém parasse pra ouvir. Para que um projeto assim funcione, é preciso talento pra isso.
E muito embora a escolha do administrador nesses casos não possa ser questionada, uma vez que a escolha dos projetos que receberão patrocínio está dentro de sua margem de discricionariedade (vale lembrar que o projeto recebeu a aprovação não somente da Ministra da Cultura, mas também do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura, que conta com representantes de artistas e de toda sociedade civil), ainda assim mais argumentos cabem em defesa do projeto. Maria Bethânia é uma artista séria, com mais de 40 anos de carreira, com inúmeros discos gravados. Foi a primeira mulher brasileira a vender mais de um milhão de cópias. Está em 8º lugar no ranking dos artistas brasileiros que mais venderam discos. Mesmo que alguns não gostem de suas músicas ou não gostem de poesia, o patrocínio foi dado a uma artista de respeito e prestígio, com uma carreira sólida. Não foi indiscriminadamente oferecido a um oportunista qualquer. E àqueles que argumentaram que Bethânia não está relacionada com poesia, vale lembrar que há décadas a artista vem gravando poemas em praticamente todos os seus discos.
E em tempos em que os livros andam tão esquecidos, e blogs e o youtube cada vez mais acessados, a idéia de aproximar essas ferramentas da literatura e proporcionar a divulgação de diversas obras relevantes me parece uma ótima idéia.

terça-feira, 15 de março de 2011

Enquanto isso, Dani Divo...

tirou o gago dos infernos.
tirou o reciclador da feiura.
hoje manda a passista vir beijar a flor.
beijar o coqueiro, ele mesmo beija.
tem como não amar?

sexta-feira, 11 de março de 2011

Em 13 dias o meu pestinha engordou meio quilo e ganhou um centímetro e meio. A mãe dele perdeu 8kg e milhares de celulites. E com todos esses benefícios tem gente que desiste da amamentação por conta de cinco dias de calvário. Tsc tsc tsc.

****

Só ontem consegui dar uma espiada nos modelitos do Oscar 2011. Amei Michelle Willians, Natalie Portman (podia ser um pouco mais comprido o vestido, mas não comprometeu o visual, e eu deformava as orelhas de alguém por aqueles brincos!), Hellen Mirren, Halle Berry, Mila Kunis e Annete Benning. E só o meu filho pra me fazer perder o outro Franco.

****

E quem é que quer saber de acertar as contas com o leão tendo um bezerro em casa?

****
Abandonei de vez o BBB11. Só tem figurante. Aúnica diversão são as bebedeiras noturnas do Daniel, mas aqui em casa a diversão noturna é outra, embora a embriagues seja semelhante.

domingo, 6 de março de 2011

Enquanto isso, no Cartório de Registro Civil...

- Ai, que gente mal educada! Nem pra dar o lugar pra gestante sentar. Por favor, senhora, sente-se.
- Não, obrigada. a moça só foi colher a assinatura e terminamos.
- Quantos meses?
- Cinco dias. De nascido.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Post chato só pra quem está ou estará no meio da função amamentação x seios fissurados.

Os meus seios estão ficaram em carne viva. Rachaduras e feridas por todo o bico. É desesperadora a dor. Aliás, de-ses-pe-ra-do-ra é mais apropriado. Lágrimas de ambos os lados na hora de mamar, até por que todo gordo é comilão, e o meu ganhou 200gr em 2 dias.

Rachaduras é sinal de "pega" errada. Uma coisa é você ler na internet e nos livros como deve ser a "pega" e como fazer o neném efetuar corretamente essa "pega". Aqui em casa entramos para o rol dos 90% de pares mamãe/bebê que enfrentam dificuldades na amamentação durante os primeiros dias. Dizem que na segunda quinzena a coisa melhora, mas o problema é passar pela fase dos peitos sangrando e ardendo ao amamentar. Até por que o bebê não tem nada a ver com isso e precisa mamar.

Vai daí que o pediatra também conhecia a Amamenta e sugeriu que eu chamasse uma personal amameitor em casa. Salvação da lavoura. A primeira vez (ontem, por volta das 15hs) que a Daniela ligou a Bomba elétrica de tirar leite eu vi estrelas (na velocidade mais lenta); há pouco estava respirando aliviada enquanto retirava a próxima mamada (na velocidade mais rápida). Com o seio menos cheio a dor é menor e, com essa folga de 24hs sem ele direto no seio, as fissuras estão cicatrizando. Hoje à tarde veio a Rafaeli nos ensinar como fazer a "pega" corretamente para não rachar mais. Na presença dela a coisa parece fácil, mas tivemos alguma dificuldade depois que ela foi embora. Espero estar amamentando corretamente muito em breve, para não ser obrigada a partir para o Plano B (alugar uma vaca para colocar na sacada).

Ontem ganhamos da tia Ticcia e da tia Adelaide a pomada Lansinoh (indicada aqui pela Denise), a base de lanolina ultrapura. Ainda não chegou mas a mãe do Vicente me emprestou a dela e vos digo que é puro milagre, senhoras e senhores. Em Porto Alegre não havia encontrado em lugar nenhum, mas descobri que a Amamenta vende esse pequeno milagre e hoje a Dani já colocou essa informação no site. #ficadica

Da série mitos e verdades acerca da amamentação, esses dois acarretam um efeito rebote tinhoso:

Água quente nos seios - alívia momentaneamente, mas como o calor é vasodilatador, a produção de leite se intensifica e os seios ficam maiores e mais inchados. Com isso o mamilo fica estourando (bem esticado e duro, parecendo uma bola de tênis) e o bebê não consegue fazer "a pega" direito, pois ele abre o "bocão" e até consegue abocanhar direitinho algumas vezes, mas como o seio está enorme e inchado, a boquinha escorrega e ele termina por sugar apenas o bico, que vai rachar.

Gelo nos seios - alívia muito, mas tem que ser por no máximo dez minutos, pois mais do que esse período termina por deixar o leite empedrado. Ao contrário da áqua quente, o gelo é vasoconstritor e pode causar a temível mastite, em razão do frio entupir os ductos mamários.

Agora, com seis dias de vida o pestinha ficar com bigodinho branco de leite quando termina de mamar não tem o que pague!

he put a spell on me

Ele só tem VINTE E QUATRO anos! Nina Simoni não é para qualquer um, mas para um cadidato em reality show se arriscar a cantá-la, das duas uma: é muito seguro de seu talento ou um total sem noção.



Claro que uma das coisas que mais me agrada é a escolha do repertório, até o momento restrita ao jazz. Mas o melhor é Randy literalmente de boca aberta, Steven flutuando e J.Lo rindo sem parar! Continuo achando que ele não leva por conta da estética, mas agora já fudeu e o cara não vai parar mais. Digamos que é o Adam Lampert dessa temporada.

É por conta da possibilidade de encontrar gente como Casey Abrams que eu AMO assistir American Idol.

terça-feira, 1 de março de 2011

É claro que eu estou completa e irremediavelmente apaixonada!


Antes do tempo, com 3.715kg, evidente que o gordo entalou nos ombrinhos. E tendo a genética que tem, abriu o berreiro com cabeça e ombros fora da barriga da mãe, e o restante do corpo ainda pra dentro. Que incompetência era aquela, de não conseguirem puxá-lo todo de uma vez?! Já começou me tapando de orgulho, esse guri.

****

Bem rapidinho: li todos os comentários e todos os e-mails. Vocês são todos uns fofos. Só não vai dar tempo de responder, que to fugindo do meu glutão por uns minutinhos e só.

****

Ser mãe é manter durante 24 horas um olho no peixe e outro no gato. Sem se dar conta.

****


Sim, não engordei feito uma elefoa pra ficar de varde na vida. As conchas de silicone estão sempre cheias de leite (ainda colostro) e as vezes derramam. E a retardada se pergunta: mas o que será que a Fernanda usou para limpar esse note que tá molhado?

****

Mas, a velha colocação de que os primeiros dias de amamentação são foda é VERDADE. Já temos rachaduras. E ontem de madrugada foram os dois chorando na hora do mamá. Alguém lembra daquele ditado católico acerca do mundo e os perseverantes?

****

Vou escrever um manual do bom comportamento para os visitantes de gestante. Sem um pingo de benevolência. Palavra.

****

Não sei se por isso, mas na sexta eu e Solineuza passamos a tarde colando os adesivos no quarto dele. Foi o tempo de terminar o quarto pro guri dar as caras. Chegando no hospital, já com a bolsa rompida, é que a médica me perguntou há quanto tempo eu estava sentindo contrações. Que contrações?

****

Ninguém tinha me avisado que nas primeiras, sei lá, 5 horas, as contrações não doiam.

****

Sim, é a MELHOR COISA DO MUNDO. O resto é bolinha de sagu. Incluam aí a melhor trepada da vida. Bá, segundo lugar, disparado.


Ficou um bafo o berço da Carminha, né!? Direto da década de 50, agora em provençal.