sexta-feira, 4 de março de 2011

Post chato só pra quem está ou estará no meio da função amamentação x seios fissurados.

Os meus seios estão ficaram em carne viva. Rachaduras e feridas por todo o bico. É desesperadora a dor. Aliás, de-ses-pe-ra-do-ra é mais apropriado. Lágrimas de ambos os lados na hora de mamar, até por que todo gordo é comilão, e o meu ganhou 200gr em 2 dias.

Rachaduras é sinal de "pega" errada. Uma coisa é você ler na internet e nos livros como deve ser a "pega" e como fazer o neném efetuar corretamente essa "pega". Aqui em casa entramos para o rol dos 90% de pares mamãe/bebê que enfrentam dificuldades na amamentação durante os primeiros dias. Dizem que na segunda quinzena a coisa melhora, mas o problema é passar pela fase dos peitos sangrando e ardendo ao amamentar. Até por que o bebê não tem nada a ver com isso e precisa mamar.

Vai daí que o pediatra também conhecia a Amamenta e sugeriu que eu chamasse uma personal amameitor em casa. Salvação da lavoura. A primeira vez (ontem, por volta das 15hs) que a Daniela ligou a Bomba elétrica de tirar leite eu vi estrelas (na velocidade mais lenta); há pouco estava respirando aliviada enquanto retirava a próxima mamada (na velocidade mais rápida). Com o seio menos cheio a dor é menor e, com essa folga de 24hs sem ele direto no seio, as fissuras estão cicatrizando. Hoje à tarde veio a Rafaeli nos ensinar como fazer a "pega" corretamente para não rachar mais. Na presença dela a coisa parece fácil, mas tivemos alguma dificuldade depois que ela foi embora. Espero estar amamentando corretamente muito em breve, para não ser obrigada a partir para o Plano B (alugar uma vaca para colocar na sacada).

Ontem ganhamos da tia Ticcia e da tia Adelaide a pomada Lansinoh (indicada aqui pela Denise), a base de lanolina ultrapura. Ainda não chegou mas a mãe do Vicente me emprestou a dela e vos digo que é puro milagre, senhoras e senhores. Em Porto Alegre não havia encontrado em lugar nenhum, mas descobri que a Amamenta vende esse pequeno milagre e hoje a Dani já colocou essa informação no site. #ficadica

Da série mitos e verdades acerca da amamentação, esses dois acarretam um efeito rebote tinhoso:

Água quente nos seios - alívia momentaneamente, mas como o calor é vasodilatador, a produção de leite se intensifica e os seios ficam maiores e mais inchados. Com isso o mamilo fica estourando (bem esticado e duro, parecendo uma bola de tênis) e o bebê não consegue fazer "a pega" direito, pois ele abre o "bocão" e até consegue abocanhar direitinho algumas vezes, mas como o seio está enorme e inchado, a boquinha escorrega e ele termina por sugar apenas o bico, que vai rachar.

Gelo nos seios - alívia muito, mas tem que ser por no máximo dez minutos, pois mais do que esse período termina por deixar o leite empedrado. Ao contrário da áqua quente, o gelo é vasoconstritor e pode causar a temível mastite, em razão do frio entupir os ductos mamários.

Agora, com seis dias de vida o pestinha ficar com bigodinho branco de leite quando termina de mamar não tem o que pague!

6 comentários:

  1. menina, passei por isso tb e foi um sufoco! meu bb mamava junto com minhas lágrimas!!! mas o q me ajudou, não sei se vai dar certo pra vc, era colocar meu leite no seio depois da mamada. assim: limpa o seio direitinho, depois tira um pouquinho de leite e passa em cima das rachaduras. até hj tenho as cicatrizes para provar, mas deu certo pra mim. e quer saber? nem lembro mais da dor nem do desconforto, parece q nunca aconteceu. acho q deve ser um mecanismo natural. cada dia é melhor q o outro, e a gente tem q curtir cada momento. um bjo e tudo de bom pra vcs

    ResponderExcluir
  2. Sorte, Ro! Torcendo pra acertarem a pega logo!

    Outro dia me peguei olhando fixamente para um livro que ilustrava a pega correta, fiquei pensando: "Poxa, não dá para treinar antes?"rs... Ouço muito as mães relatarem o sofrimento das primeiras mamadas, é bem comum mesmo. Mas quando esta fase passa, dizem ser a melhor experiência/sensação do mundo!
    Beijos para vocês!

    ResponderExcluir
  3. A pomada é realmente milagrosa. Foi assim comigo tb nos primeiros dias, do primeiro filho. Bigodinho de leite não tem preço mesmo. Mamães comemoram cada detalhezinho desses.

    ResponderExcluir
  4. Marisa, o problema é que não depende só de ti e só vais saber como é o temperamento do teu bebê depois que ele nascer (na barriga a gente tem uma idéia, bem aproximada é verdade, mas ainda assim, é só uma pequena prévia). O Franco é esfomeado e impaciente (não espera pra mamar nem pra trocar nem pra ajeitar a barriguinha quando os gazes aparecem), sugando com força. Ele berra e berra forte.

    O pediatra disse no primeiro dia, quando ele ainda não tinha essa fome de leão, que ele era gordo, mas a gente não sabia se ele seria um gordo bonachão, que espera e tá tudo tranquilo, ou um gordo exigente. Pois filho de peixe nasce como?

    ****

    Consuelo eu não sei o que seria de mim sem a bomba elétrica e a lansinoh. A gineco já tinha receitado corticóide, que cheguei a usar duas vezes, e não estava resolvendo por conta da necessidade de remoção da pomada antes do bebê mamar, o que lacerava ainda mais as fissuras. Lansinoh foi meu presente de ouro.

    ***

    Adele eu não estava em condições de esperar o próprio leite fazer a cicatrização por que o peito já havia começado a sangrar. Mas agora está tudo se encaminhando.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que beleza essa Amamenta, hein! Muita sorte te-los por perto.
    Todo mundo diz maravilhas sobre a Lansinoh. Eu comprei mas acabei nao usando (quer a minha?) porque a minha pequenininha nao conseguiu fazer a "pega" de jeito nenhum. Tivemos que passar para o Plano B e usar um negocio chamado "nipple shield". Apesar das dificuldades iniciais, ja estamos amamentando por quase 11 meses.
    Continue firme, Ro, voce esta no caminho certo e tem gente boa te orientando. E preciso bastante paciencia e persistencia nesse inicio. Estou torcendo para voces. Ah, depois mostra para nos o bigodinho de leite!

    ResponderExcluir
  6. Roberta,
    Que bom que você conseguiu a Lansinoh. É realmente milagrosa.
    Desculpe apenas por não ter me oferecido para comprar para você. Aqui em Brasília, hoje em dia, até que se encontra com facilidade. Achei que em POA não seria problema...
    Quanto à pega, meu pequeno tinha problema para pegar um dos seios. Esse, ficou em carne viva e só quando comecei com a Lansinoh melhorou. Mas com o tempo, conseguimos (eu e ele) descobrir outras posições que melhoraram as coisa.
    Resultado: O molequinho já está com 2,5 anos e ainda mama (de noite, antes de dormir).
    Não desista. Com o tempo, vocês se ajustam.
    Beijos!

    ResponderExcluir