terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Afinal, até os psicanalistas rendem-se à vaidade, essa tinhosa.

Não acompanhei Passione, mas um dia vi o Flávio Gikovate na tela e pensei: mas o que diabos o Gikovate tá fazendo na novela das oito?

Confesso que não me agradou ver um psicanalista na novela, ainda que "interpretando" a si mesmo. Não foi a primeira polêmica que este psicanalista (especificamente) se meteu e não deve ser a última, se levarmos em conta a teoria da repetição freudiana. Essa "participação" de médicos-da-cabeça em programas televisivos é controversa por que eles cuidam exatamente da cabeça das pessoas, que é a parte do serumano que regula o comportamento.

Três dos psis com os quais já me tratei costumam dar entrevistas ou participar de programs televisivos de variedades com uma certa regularidade. Nunca me causou desconforto por que os temas são tratados de forma teórica. Alguns publicam e também não me incomoda. Mas se eles fossem parar na novela, acho que não curtiria nenhum pouco. Novela é ficção. Mesmo que este seja o meio mais rápido para se chegar aos menos esclarecidos e termine por formar opinião, não consigo me sentir confortável.

4 comentários:

  1. A minha médica da cabeça vive dando entrevistas e palestras. Não me sinto desconfortável. Acho que o mais "estranho" é ela ser minha médica e também da minha chefa e de uma colega de trabalho... hehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  2. bem complicada a participação dele na tal novela. e tô contigo... programas sobre variedades... até vai. mas novela e afins? pra quê?! então que ficasse no backstage... orientando um bom ator que fizesse o papel.
    achei desnecessário.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Ana.

    Camila, te conto uma pior: eu, Solineuza e Clau vamos na mesma psi. Daí tu tiras...

    ResponderExcluir
  4. Ééé Rô, realmente complicado... hehehehheeh
    Pelo menos a minha chefa é tri amiga e sempre acabamos "estendendo" as consultas... heheheheh

    ResponderExcluir