quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

De perto é todo mundo mais ou menos.

A cunhada da minha irmã é vegana. Transformou o cunhado em vegano. Até aí, tudo bem. Nasceu a criança, que hoje está com 2 anos. O bebê nunca viu ovos, leite e etecétera. Só soja.

Cada mãe cuida do seu filho como acha que deve, até por que, é para ele que ela vai ter que prestar contas depois. Mas eu não compreendo. Respeito, nunca falo nada por que não é da minha conta, mas não compreendo.

Qual a convicção capaz de fazer uma mãe arriscar a saúde do seu filho?

Estamos falando de uma criança que está sendo submetida a ausência de vários aminoácidos necessários ao seu completo desenvolvimento físico e mental, que somente são encontrados na proteína da carne vermelha. Não perguntei se ela vacinou a criança. Estes são o cerne da questão. A história de que a galinha não morre para colocar ovos e a vaca não morre para dar leite nem está em discussão.

20 comentários:

  1. Eu penso como vc, me surpreende isso... por exemplo nao sou fã de folhinhas e etc mas se um dia eu tiver um rebento no meu ventre claro q farei o sacrificio de me alimentar mais que bem por ele. Eu tenho uma amiga que não come carne vermelha mas voltou a se alimentar com ela assim que soube que estava gravida e agora durante a amamentação. Mas cada um é cada um...

    ResponderExcluir
  2. Eu, vegetariana, voltei a comer carne (vermelha não, não consigo!rs, mas peixe e frango, sim!)quando soube que estava grávida. Passei em 4 médicos e os 4 me disseram que eu não precisaria se não quisesse. Mas não quero arriscar a saúde do meu pequeno, jamais! Por ele, ainda aqui pequetito no meu ventre, faço e farei qq coisa!

    ResponderExcluir
  3. Mas gurias, vocês se deram conta que na gravidez o bebê tira do organismo da mãe o que ele precisa e ela é quem vai lidar com anemia, descalcificação e etc. (é um parasita, pra ser mais exata); mas depois de nascido, o bebê só pode sobreviver com saúde retirando nutrientes daquilo que ele mesmo ingerir. Daí eu acho foda, sabe. Por que enquanto sou eu e o meu corpo, beleza. Mas quando as minhas convicções pessoais interferem na saúde de outros...

    ResponderExcluir
  4. Isso sem falar nas vacinas, por que veganos não tomam vacina visto que todas foram testadas em animais primeiro.

    ResponderExcluir
  5. sem exageros, dona Arabiane. :D
    concordo e discordo em milhares de partes... mas nem todos os vegetarianos/veganos são TÃO radicais a ponto de nem tomar vacinas.
    então teremos que começar a falar sobre aquele povo de religião - que não faz transfusão e nem isso e aquilo... isso sim: gente bem pancada da cabeça.
    dá uma pesquisada no google... existem alguns relatos sobre filhos e mães veganas.

    (e não. não faço idéia qual seria meu posicionamento caso tivesse um filho - coisa que não pretendo ter)

    ResponderExcluir
  6. Ana, pouco me importa se é por conta de bicho ou de religião, não compreendo e acho tudo uma gente doida. De atar!

    ResponderExcluir
  7. roberta, se a alimentação for bem orientada, com acompanhamento de médicos inclusive, é perfeitamente possível não comer carne, inclusive para crianças. você está completamente errada ao dizer que existem nutrientes que "somente são encontrados na carne vermelha". eu postei um texto interessante no filhas, certa vez, falando justamente sobre isso. leia lá: http://filhasdodono.blogspot.com/2010/06/o-que-eu-coloco-no-lugar-da-carne.html

    em tempo, se eu tivesse um filho [coisa que, assim como a ana, eu não pretendo de jeito nenhum] e tendo para mim que é incorreto comer bichos não haveria nenhum cabimento alimentar meu filho de outra maneira que não a minha. até mesmo por que eu sou muitíssimo saudável sem comer carne há mais de 6 anos.
    tá certo, não sou vegana. mas conheço muitos veganos igualmente saudáveis.

    beijos.

    ResponderExcluir
  8. sempre tem um monte de gente defendendo "direitos" pros animais, mas aposto que nenhum deles se prontifica pra ser cobaia de vacina da aids. quero ver essa gente tomar vacina e ir dar o koo sem camisinha prum aidetico. não comer carne, nao usar pele é fácil, quero ver ser cobaia pra remédio e vacina. hipócritas

    ResponderExcluir
  9. Ro, eu acho difícil julgar a cabeça dos outros, a gente tem que é cuidar da nossa, como você mesma diz e faz. ;) Eu, Marisa, sou contra qq tipo de radicalismo, seja em relação à religião, alimentação ou o que for.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Arabiane, ao menos em relação à alimentação, você pode estar errada. É melhor ler mais sobre o assunto do que acreditar em informações que já quase viraram lenda urbana. E veja, nada de proselitismo da minha parte - sou vegetariana há mais de dez anos, desde os 13, e agora quase vegana por questões de saúde, mas acho que cada um come aquilo que bem entender. Veja o que é dito no site da American Heart Association (para que ninguém venha falar que a fonte é um site sobre vegetarianismo e está puxando a sardinha para o seu lado e blablabla):

    What are the nutrients to consider in a vegetarian diet?

    * Protein: You don't need to eat foods from animals to have enough protein in your diet. Plant proteins alone can provide enough of the essential and non-essential amino acids, as long as sources of dietary protein are varied and caloric intake is high enough to meet energy needs.
    * Whole grains, legumes, vegetables, seeds and nuts all contain both essential and non-essential amino acids. You don't need to consciously combine these foods ("complementary proteins") within a given meal.
    * Soy protein has been shown to be equal to proteins of animal origin. It can be your sole protein source if you choose.

    Deixo aqui o link: http://www.americanheart.org/presenter.jhtml?identifier=4777

    Acho que é sempre melhor estratégia primeiro procurar entender de verdade do que se trata a escolha desta ou daquela pessoa, para depois, com argumentos fundamentados, execrá-la por aí. E, se um dia a questão do ovo, do leite e a morte das vacas e galinhas surgir entre vocês, talvez valha a pena vir armada da leitura de 'Eating animals', do Jonathan Safran Foer (escritor incrível, autor de 'Everything is illuminated).

    Enfim, espero ter contribuído. Acho que é por causa de muitas ideias falsas disseminadas por aí que as pessoas alimentam preconceitos e se desentendem.

    ResponderExcluir
  11. sabe, acredito q a escolha em não comer nada que contenha proteína animal é super válida, mas pensem assim: todos vcs optaram depois de certa idade e todos vcs comeram carne qdo eram crianças. então, pq seus bebês não podem optar tb? tipos, eles podem comer carne até uma certa idade e depois escolherem, vcs não acham? assim como vcs tiveram uma escolha tb. não sou muito fã de radicalismos, um ponto de equilíbrio é sempre mais saudável. nunca gostei de imposições, me dão alergia.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Claudia,
    respeito as escolhas de todas as pessoas em relação a qualquer coisa. Procuro, na medida do possível, me manter informada e, sobre este assunto, já conversei algumas vezes com duas das vegetarianas que comentaram aqui, a Aninha e a Lili, e já li vários textos também. Aliás, com a Ana eu procuro almoçar seguido (agora que virei um muffin gigante com a determinação da endocrinologista de comer proteína animal duas vezes ao dia, os almoços diminuiriam) e foi com ela que aprendi a gostar de comer soja.

    Só que a pessoa é adevogada! Se tu juntares três advogados numa conversa vai sair umas cinco teorias sobre o mesmo assunto. Ou seja, já li textos como este que colocaste aqui, com a devida (suposta) base teorica (suposta por que como não é a minha praia, não tenho como saber se a premissa maior está correta, tanto para os defensores quanto para os críticos) e já li textos execrando os veganos. E ambos parecem ter sólidos argumentos, na teoria. Só que todos os médicos com os quais falei sobre o assunto foram unanimes no parecer de que na primeira infância, ou seja, na formação do sujeito, é absolutamente necessaria proteína animal porque a proteína da carne vermelha é a que mais se assemelha a constituição da proteína dos humanos (e cálcio). E como disse a Adele, a maioria dos veganos comeu carne vermelha quando estava com a sua constituição física sendo formada (e tomou leite). Se os médicos dizem que pode ser estremamente prejudicial ao meu filho ficar sem carne (desde o útero, veja bem) ele vai comê-la e eu vou comê-la enquanto ele estiver no meu útero.

    E também tem a questão das vacinas. Nunca que vou arriscar meu filho, bebezinho, pegar hepatite ou tuberculose ou polio!!! por que as vacinas foram testadas em animais.

    É essa a questão que EU não compreendo. Essa foi a discussão proposta (a escolha das mães versus o suposto prejuízo que esta escolha pode causar aos seus bebês). Como uma mãe (convicta e defensora dos animais) pode colocar os bichos em geral na frente do bem estar e da saúde do SEU FILHO?!

    Talvez eu não compreenda por que eu nem piscaria na hora de defender o meu filho: morro e mato por ele sem ficar em dúvida por um único segundo. Entre qualquer pessoa e o meu filho, inclusive, não existe escolha por que ela já é pré-determinada pra mim.

    Obrigada pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  13. Aliás, pra mim a questão da alimentação na gravidez e na primeira infância tem o mesmo tratamento dado ao cigarro, ao álcool e ao sol.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo, sem me estender muito no seu comentário tão pobre de informações, vou deixar uma sugestão para resolver o seu problema com os testes de laboratório: tem muita cobaia dando sopa nos presídios, cara. E não seria muito melhor fazer todos os testes em seres identicos [e não apenas semelhantes] a nós? Sem especismo, um serviço de utilidade pública que poderia ser interpretado como punição severa pelos criminosos, de repente até diminuiria as incidencias de crimes.

    ResponderExcluir
  15. que coisa mais escrota. ladrão deve perder a mão. quem matou em legitima defesa deve morrer também pq se defendeu. vc deve ser uma dessas frígidas que vão ficar velhas sozinhas cuidando de gatos.

    ResponderExcluir
  16. Isso Lili. Hitler pensava assim também.

    Quem não gosta de pesquisa em animais tem que se oferecer pra ser cobaia. É a única forma de proteger os bichinhos de verdade.

    E esse blablabla de comida sem carne e tal não dá nem pra discutir né. É claro que dá pra conseguir uma quantidade de proteína suficiente só com soja né pessoal, basta comer 18 kilos de soja por dia. E o pessoal ai que adora "estudar" esses assunto na wikipidia devia voltar as aulas de biologia e lembrar que apesar de ter proteinas nos vegetais e nas carnes, elas sao diferentes, e as de animais (e a de vaca mais ainda) eh que sao mais importantes pro ser humano porque a constituicao eh bem mais proxima. Eh possivel a troca? Sim, eh possivel. Mas nao eh igual meus amores. Mas quem so se alimenta de folhas e acha que aquilo eh suficiente pro seu filho em formacao azar.

    ResponderExcluir
  17. É, Arabiane, eu não sou mãe, mas tenho mãe e sei que filho vem antes de tudo. Sabe, a questão da alimentação é bastante particular mesmo, porque eu também não sou especialista no assunto mas convivo de perto com gente que é e eles mesmos dizem que, em diversos temas, as afirmações não são verdades escritas em pedra e que o conhecimento atual sobre nutrição e o desenvolvimento não é definitivo. E, se a gente parar pra pensar o quanto comida é uma coisa cultural, como em cada lugar do mundo come-se de maneira diferente e coisas diferentes, fica mais difícil ainda por a mão no fogo sobre o que seria uma alimentação ideal, em qualquer estágio da vida, creio.

    Eu admiro toda mãe que se preocupa racionalmente com a saúde do seu bebê, como você, de verdade. Tenho amiga, vegetariana como eu, que engravidou e decidiu que ia deixar a mãe natureza cuidar de tudo - ou seja, nem tomar vitaminas, tomou. Resultado: o guri nasceu prematuro, parecendo um ratinho e doente. Eu, por exemplo, não posso ingerir proteína animal por um problema de saúde - então espero que, se um dia engravidar, o mau agouro dos comedores de carne (e não estou me referindo a você, Arabiane) não dê certo.
    Agora, com relação a vacinas, fica difícil mesmo de entender. Eu também não uso couro e escolho cosméticos, shampoo e etc que não sejam testados em animais - porque aí existe a opção de escolher. Com relação a vacinas, acho que não há opção. A pergunta que eu faria pra essa mamãe é: ok, você não dá vacinas porque são testadas em animais. E se a criança fica doente, também não vai tratar? Afinal medicamentos também são testados em animais... Ou será que ela acredita que homeopatia pode curar tuberculose?

    E sobre testes: a solução, acredito, está na inovação tecnológica, não em testar em animais ou em humanos. Para mim seria contraditório defender a vida dos animais e não a dos seres humanos - sabe, prisão perpétua, sim, pena de morte, não. E já há bastante progresso na área, com pesquisas que utilizam somente cultura de células, por exemplo.

    Por último, acho que triste que algumas pessoas sejam tão grosseiras sobre esse assunto, sabe. Ficar falando que quem defende os bichos deveria se apresentar pra ser cobaia é uma coisa tão pequena e mesquinha. E também é sempre importante lembrar que o conhecimento avança e que aquilo que aprendemos no ensino básico pode não ser a pesquisa exaustiva sobre determinado assunto ou pode já estar ultrapassado. Meu namorado é geneticista e, por tabela, covivo com muita gente da área de biológicas e nunca encontrei, entre eles, ninguém que afirmasse que há qualquer coisa de definitivo quando se trata dos detalhes do funcionamento do nosso corpo. Acho meio fraco querer confrontar quem supostamente aprende as coisas na wikipedia com as aulas de biologia do colégio, acho que as duas coisas estão ali, no mesmo nível.

    Arabiane, desculpe se em algum momento te ofendi, não era o que eu queria, não. Mas é que às vezes enche o saco ver o povo tacando pedra, sabe? Espero que a mãe do outro bebê pelo menos deixe ele tomar algumas vacinas, tipo polio e tuberculose.
    E muita boa saúde, pra você e pro seu bebê!

    ResponderExcluir
  18. Cláudia, paguei pau pra ti agora! hahahaha

    Mas o blog não tem censura, tá. Cada um fala o que quiser.

    ResponderExcluir
  19. "tem muita cobaia dando sopa nos presídios"

    é sério isso?

    ResponderExcluir
  20. Sem querer entrar na confusão, mas já entrando, acho que posso contribuir com algumas informações:
    1. é muito barato testar produtos e remédios em animais não-humanos. E eles não fazem passeata contra a mortandade da espécie, o que só facilita as coisas. Contudo, como se sabe, os resultados na maioria das vezes não significam nada para os humanos e nós acabamos, after all, cobaias tb. O grande exemplo é a talidomida, testada em diversas espécies de animais antes de ser desastrosa nas humanas.
    O lado bom é que muitas empresas estão realmente investindo em pesquisas (com sucesso) e criando 'peles artificiais' muito semelhantes à pele humana para testar produtos, por exemplo, e acho que isso deve acontecer tbém nas vacinas, mas, honestamente, não me informei a respeito delas.
    2. humanos são humanos, independentemente de onde estejam morando. o papo de 'cobaia de sobra em presídio' é tão desprezível qto o papo de que os animais estão no mundo pra servir aos homens. todos têm o seu valor, inclusive tu, quando fala uma merda dessas, Lili. E se um dia te tratarem como objeto, pode ter certeza de que eu vou me levantar pra te defender, não pq tu é nobre, mas pq tu é humana, como também são os presidiários.
    3. sobre colocar os filhos em risco alimentando-os com ou sem carne, acho que o buraco é bem mais embaixo. somos todos reféns das informações que recebemos de pesquisas, mas nem sempre sabemos por quem elas foram encomendadas e nem com quais intenções. acredito, ainda, que (quase todas) as mães fazem o que acreditam ser correto e imagino uma mãe vegana dizendo: meu deus, ela tá dando veneno (carne) pro filho dela.
    Tenho lido muito sobre isso e, se quiseres, posso te oferecer alguns materiais uma hora dessas.
    4. as pessoas dizem "ai, sou contra radicalismos" como tentativa de equilíbrio, mas somos todos radicalmente contra pedofilia, antropofagia e mais um monte de coisas, pq acreditamos que essa é a solução.
    Por fim, acho que é preciso estudar, estudar, estudar. E no meio tempo, sentir.
    (adorei o blog)

    ResponderExcluir